Crowdfunding – O Rise up – E o Duckduckgo!

Calango Negro 19/4/18;

Olá comunidade Anarquista,

/*Arquivo: CrowdFunding.an
*————————————————————-
* Condição Prévia: Crowdfunding (a popular vaquinha [na internet]), é uma boa?
*Condição Posterior: Sim, mas há problemas.

*/

import revolution.an*;

While (LutandoNaRevolução) {
if (negro) {
LutarJuntos ();
}else {
EumBug ();
}

Export → DB * From Calango_Negro;
Import → DB * To Comunidade Anarquista;

# Aqui o estado e o capitalismo cai. Tem vermelho não irmão!

>>print (Revolução Anarquista)

(Indenting impossible through WordPress oppressive control (A))

Sobre o Crowdfunding.

Bom para quem já conhece legal. Porém para quem não conhece o crowdfunding é uma forma interessante de levantar fundos para garantir que projetos continuem ou mesmo que comecem. A ideia por trás dessa forma de adquirir recursos é que, bom, estamos no capitalismo e por vezes é necessário algum dinheiro para iniciar algo ou ter alguma forma de continuar algum projeto.

Antigamente o que se fazia era, normalmente produzir algo, como zines, realizar feirinhas e através disso, não só propagar alguma ideia, mas também, levantar uma grana para fazer algo. Os jornais anarquistas e a guerra de informações dos séculos passados garantiram o sustento e a luta de muitos. Porém essa forma entre outras parecem terem sido esquecidas não só por nós, mas para muitos ativistas. Parece que a internet nos deu uma injeção de conforto, e nos deixou de certa forma apáticos a certas atitudes corriqueiras.

Mas antes de condenar o Crowdfunding eu devo deixar claro que eu acho sim uma boa ideia.

Por mais que eu ache que devemos realizar as atitudes supracitadas, e tem muitos que fazem. Vejo isso direto, em convites de feira de livros, piquiniques etc. Devo admitir que o alcança de tais ações muitas vezes é de certa forma limitada, e o Crowdfunding por muitas vezes alcance um número maior de pessoas e possibilita uma chance real de conseguir os recursos necessários para se iniciar tais atividades as vezes. Por exemplo:

Como iniciar uma feira de artesanato e venda de zines e livros se não há recursos nem para comprar os materiais necessários, ou até mesmo realizar uma impressão crua de tais trabalhos?

Nesse sentido o Crowdfunding é bem interessante. Todavia devemos ter em mente que o Crowdfunding se inicia com uma campanha, e por vezes deve-se atingir uma cota mínima, ou até mesmo a cota estabelecida para que se consiga ter acesso aos recursos. E óbvio, isso demanda trabalho. Abaixo deixarei um link sobre o assunto com mais detalhes caso se interesse.

Crowdfunding – O Rise up – E o Duckduckgo.

Se por alguma vez você ai do outro lado vem seguindo os meus primeiros artigos, deve ter notado que eu coloquei um certo esforço em tentar demonstrar que o que você acessa na internet, seus dados, o que faz, está sendo raptado e monitorando por diversas companhias, para usos diversos que não necessariamente você concorde e dissertei diversas formas e exemplos de como contornar algumas dessas situações.

Pois bem, o Rise Up e o Duckduckgo foram duas das alternativas que citei. O Duckduckgo está tentando levantar fundos para o seu projeto continuar e chamou o coletivo Rise Up para participar dessa campanha. Além de outras atividades que o Rise Up participou neste último mês de março, como por exemplo, a greve de feministas contra o patriarcado. Na questão do Crowdfunding, do Duckduckgo, o Rise Up identificou alguns problemas para aqueles que queiram contribuir e desejam seu anonimato ao fazerem suas doações. Ao investigar entre as camadas do site o pessoal do Rise Up identificou rastreamento em um acesso a uma única página por 21 corporações diferentes, dentre elas o google e o facebook.

No entando eles deram a alternativa para quem quiser participar de poder realizar suas doações através do próprio site deles.

Devo complementar, que encorajo as pessoas a participarem em ajudar ferramentas como a Duduckgo, cujo o Rise Up está ajudando, pois ferramentas assim, não só facilitam a vida de ativistas, mas de pessoas em geral, evitando com que tais corporações possam utilizar seus dados para mapeamento ou “vazamento” de informações e outras ainda obscuras envolvendo partes de poderes bem conhecidos, dos quais não concordamos e lutamos.

Saúde e Anarquia,

Calango Negro.

Dúvidas, sugestões:

calangonegro@riseup.net	

Carta do Rise Up na integra:

Notícias da passarinhada

————————————————————
Riseup recentemente se juntou à Association for Progressive Communication (APC), uma rede global iniciada em 1990 e composta de 58 organizações de todo o mundo. A APC faz um trabalho incrível nas áreas de acesso digital, direitos humanos, governança na internet, internet feminista, e tecnologias alternativas. Para mais informações sobre a APC, veja https://apc.org/.
Parte da passarinhada do Riseup voou em bando para a Espanha nesse mês onde nos encontramos com uma galera companheira da tecnologia . Nós facilitamos algumas sessões, ajudamos a organizar algumas reuniões, e de modo geral respiramos o mesmo ar que ativistas de Internet de todo o mundo. Nós ficamos especialmente entusiasmados de nos conectar com outros provedores de serviços alternativos da Europa e América Latina para pensar formas nas quais podemos colaborar e apoiar uns aos outros.
O mundo é cheio de tragédias, mas também tem um monte de gente ativista legal tentando torná-lo melhor. Por exemplo, enquanto estávamos na Espanha, mulheres começaram a primeira greve feminista nacional contra o patriarcado e o capitalismo [1]. Cinco milhões de pessoas foram às ruas [2] em uma greve que incluiu a suspensão de todo trabalho, incluindo trabalho remunerado, trabalho doméstico, compras de qualquer coisa, e estudo. Aí sim!
Outra parte da passarinhada não foi à lugar algum esse mês. Nós brincamos com nossos cachorros, fomos à protestos, trabalhamos, dormimos, fizemos nossas pessoas amadas rirem, e de modo geral agimos de forma bastante normal.
Desafio de privacidade do DuckDuckGo!
————————————————————
DuckDuckGo, a ferramenta de busca na Internet que não te rastreia, está dando meio milhão de dólares americanos em um programa de subvenções que se propõe a duplicar as doações feitas para algumas organizações, e convidou Riseup a participar desse programa. Então, se você quiser fazer uma doação para nós, o valor pode ser duplicado e pode também nos tornar sujeitos a ainda mais doações, em https://www.crowdrise.com/o/en/campaign/riseup-labs1/
Mais informações sobre o CrowdRise
————————————————————
Como estamos participando da campanha super generosa do DuckDuckGo! para arrecação de fundos (veja acima), nós decidimos checar a plataforma que está sendo usada por eles, já que estamos pedindo a você que doe através dela. Como tentamos deixar bem claro através de nossos boletins e das informações em nosso site, não existe essa coisa de privacidade ou segurança absoluta, e queremos lhe dar informações para que você possa decidir por conta própria qual nível de vazamento de dados é apropriado para você. 
CrowdRise é uma plataforma de financiamento coletivo. A (g)rande ideia deles é fazer com que o financiamento coletivo se torne um joguinho. Exstem desafios, bônus diários, e todo mundo se diverte! Apesar disso, quando olhamos mais de perto suas práticas descobrimos que são um serviço construído com base em vigilância e rastreamento de suas informações pessoais.
De fato, a excelente extensão de navegador “Privacy Essentials” do DuckDuckGo [1] bloqueia 10 dos rastreadores usados por CrowdRise.
Quando você se autentica em CrowdRise, estas são as empresas que estão te rastreando:
* Gigya (rastreamento de cliente e identificação pessoal)
* Linked In (rastreamento de cliente e identificação pessoal)
* Mixpanel (rastreamento de usuário e análise de dados)
* Hubspot (rastreamento de usuário e marketing)
* Swiftype (rastreamento de usuário e análise de dados de buscas)
* Optimizely (testes de usuário e análise de dados)
* New Relic (análise de dados de negócios)
Além disso, também tem rastreadores dos maiores monopólios da Internet, então eles sabem quais são os seus interesses para doação (incluindo Google, Facebook, Twitter, e Amazon). Também podem ser adicionados à conta muitas das maiores redes de anúncios (AddRoll, Rubicon Project, Yahoo Ads, Bidswitch, OpenX, e AdNxs). Se você incluir também as redes de entrega de conteúdo, então ao carregar uma única página no CrowdRise faz com que você seja diretamente rastreado/a por 21 corporações diferentes.
A política de privacidade de CrowdRise começa com a afirmação de que CrowdRise é “comprometida com o respeito e proteção à sua privacidade.” A política de privacidade deles acaba deixando claro que na verdade acontece o contrário: eles estão ansiosos para compartilhar seus dados por praticamente qualquer propósito comercial que puderam imaginar [2].
Vigilância é sempre uma questão de poder. Estas corporações querem seus dados para poder ter poder sobre você, pura e simplesmente. O propósito do rastreamento de comportamento é permitir que o capitalismo global tenha acesso aos seus desejos mais íntimos, relacionamentos, e inseguranças. Deve estar óbvio agora que mesmo que de alguma forma você esteja tranquilo com o uso desta vigilância para te manipular para querer comprar coisas, não há jeito de evitar esses dados valiosos de também serem usados para eleger tiranos, silenciar dissidentes, encarcerar os mais pobres, deportar imigrantes e financiar guerras.
Qual é o significado de um grande serviço que respeita a privacidade como DuckDuckGo lançar um “Desafio de Privacidade” [3] usando uma plataforma como CrowdRise que é um desastre completo de privacidade? O que significa que organizações confiáveis, que desenvolvem trabalhos contra a vigilância com os quais contamos, sejam parte desse “Desafio de Privacidade”, incluindo Freedom of the Press Foundation, Demand Progress, Center for Democracy and Technology, Tails, Tor, Fight for the Future, Access Now, e Riseup?
Apesar desses problemas com CrowdRise, Riseup decidiu que não pode se dar ao luxo de recusar a possibilidade de que DuckDuckGo duplique as doações feitas pelas pessoas. Não existe algo como privacidade ou segurança absolutas, e você precisa fazer suas próprias decisões sobre o que é apropriado para você.
Se o banco de dados massivo na nuvem que rastreia seus movimentos online não assusta demais, então por favor faça sua doação ser duplicada contribuindo por aqui: https://www.crowdrise.com/o/en/campaign/riseup-labs1
Se isso te enche de raiva, então por favor considere a possibilidade de doar diretamente para Riseup: https://riseup.net/donate
Também existem algumas medidas técnicas que você pode tomar para limitar a quantidade de rastreamento que um site como CrowdRise consegue fazer. Por favor, veja nossa página “Melhore sua navegação em rede” para detalhes [4]. Essas medidas não afetarão os dados coletados diretamente por CrowdRise ou empresas de cartão de crédito, mas vão te ajudar a vazar menos dados para muitos rastradores que tentam construir perfis completos de seu comportamento.
Amor,
Passarinhos e passarinhas do Riseup

[4] https://riseup.net/pt/security/network-security/better-web-browsing

 

Links uteis:

O que é CrowdFunding?

Dos artigos anteriores caso tenha perdido ou esteja curiosx:

Artigo 1 -> Como Iniciar atividades na net?

Artigo 2 -> Sabendo navegar em águas tenebrosas.

Artigo 3 -> El Gran Finale -// Fim da Trilogia.

Artigo Extra -> Conheça o PGP, e porque é importante para você!

 

This entry was posted in Atualidades Anarquistas, ciberanarquismo and tagged . Bookmark the permalink.