Como iniciar atividades pela net?

Olá Comunidade Anarquista,

Por Calango Negro:

Esse é o primeiro de uma série de artigos que pretende explorar os aspectos mais técnicos de ações que podem ser realizadas por anarquistas. O intuito desses artigos é prover anarquistas com leituras, que por ventura, podem ser debatidas e utilizadas por grupos e individuos no intuito de oferecer resistência as instituições quiriarcais e principalmente ocupar espaços.

A ocupação de espaços por anarquistas é um dos principios chaves para o desenvolvimento do próprio. E é a partir desses espaços que o desenvolvimento e a expanção do Anarquismo pode se tornar algo tangível no futuro e por isso mesmo acredito que além do escopo téorico relevante a cada anarquismo, e suas vertentes, dissertar sobre estratégias e conhecimento técnico que remeta ao sucesso dessas ocupações se faz necessário para que a teorização ganhe espaço e vida em tais locais.

No mais devo dizer que muito do que eu escrever aqui é baseado em conhecimento pautado na experiência e, obviamente, em alguns autores também, experiências essas que tiveram alguns sucessos e muitas derrotas, mas como todo bom revolucionário a derrota na batalhar está longe de ser um fim de uma guerra contra tais instituições. Na verdade, numa observação mais próxima do que é vencer uma guerra, facilmente se observa que esta não é ganha em cima de batalhas, mas em cima de estratégia. E este é exatamente o intuito desses artigos.

Inicialmente muito do que vai ser feito se remete ao ambiente virtual, assim como os projetos propostos e os tutoriais. Posteriormente de tempos em tempos eu abordarei algo mais voltado para o ambiente real, até que veremos, chegaremos ao ponto onde esgotaremos o tema virtual, onde na verdade estaremos abordando temas mais avançados e focarei meus esforços no ambiente urbano e rural. Também contemplando a meta da ocupação de espaços.

Dada as devidas considerações e explicações o primeiro tema a ser abordado se chama comunicação!

Este é um assunto chave e que demanda diversos artigos; de fato o tema é bem extenso. Todavia tentarei humildemente colocar aqui neste artigo um possível viés para realizar uma comunicação o mais segura possível (informação totalmente segura, só se duas pessoas conversarem trancadas num banker a prova de som e com um esquema de segurança onde é 100% a certeza de que ninguém foi seguido até o tal banker, então não se iludam, as medidas aqui estão tentando assegurar você o máximo possível, mas nada é totalmente 100% seguro). Para entender algumas coisas precisamos entender que a comunicação virtual será realizada através de um cenário (cenários será o meio pelo qual eu tentarei explicar tudo neste e nos artigos vindouros ). O cenário é o seguinte:

“Uma pessoa tem uma ideia, referente a um projeto com a proposta supracitada. E posta sua ideia em alguma comunidade anarquista, em alguma mídia social.”

Bandeiras vermelhas aqui (e a gente sabe que vermelho não é bom). Neste momento você cometeu seu primeiro erro. Você expos sua ideia, ou pelo menos a totalidade de sua ideia, em um local como o Facebook (e pode ser qualquer outro meio de mídia social). O Facebook tem praticamente toda e qualquer agência de espionagem com seus olhos voltados a esta plataforma digital, as vezes além das agências governamentais de espionagem ainda é realizado o contrato de empresas privadas somente para entender o fluxo de postagens em tais mídias que é depois redirecionadas a tais agências.

Ativista critica sistemas espiões, que acumulam dados sobre pessoas

http://bhaz.com.br/2017/06/04/ativista-stallman-critica-espioes/

Temer tá de Olho no Seu Face.

http://esquerdadiario.com.br/Temer-ta-de-olho-no-seu-Face-Empresa-e-contratada-para-espionar-postagens-politicas

Na verdade há comunidades inteiras que falam sobre o tema, e até o ponto de alguns falarem que é expeculativo algumas informações, porém como todo gato escaldado, creio que todo anarquista deve saber melhor do que confiar que o governo será ético em relação a informação. Seja ela onde estiver. Então alguém pode pensar, “talvez fazendo um perfil fake…”, humm… não! Não só o Facebook está com políticas que dificultam a formação de perfis fakes na rede, como o óbvio seu ip estará registrado, e mesmo usando um VPN, ou algum tipo de artíficie que mascare seu ip (identidade digital do seu computador ou celular), há o riso de que não consiga realizar seu perfil fake. Mas vamos dizer que de alguma forma você consiga realizar tal perfil fake, através de métodos que mascarem seu ip, para finalmente conseguir postar sua ideia em alguma midia social. Neste momento você resolveu um problema e criou outros dois.

O primeiro problema que você criou é que, neste momento, qualquer pessoa que resolva aderir ao seu projeto e não tomou as medidas acima estarão expostos (e por ventura você caso não tenha tomado as devidas precauções ao comunicar seu projeto com seus companheiros). O segundo é, e isso é algo que recomendo a todos, nunca confie em perfil fake na internet!!!!! (!!!!!!!!! Importantíssimo). Você não tem nenhuma informação da pessoa, não sabe quem é, onde ela está, e digo isso não só pelo motivo da luta antiestatal-quiriarcal, mas por que há diversos outros grupos contrários ao anarquismo e que tem como alvo anarquistas; que se utilizam de perfis fakes para coletar esses dados e perpetrar ataques mais diretos, normalmente focando em individuos. Esses grupos tem alvos preferenciais, como mulheres e negros, e mulheres negras ativistas são alvos preferências de acordo com um estudo do itsgoingdown.org.

FORMING AN ANTIFA GROUP A MANUAL

https://itsgoingdown.org/forming-an-antifa-group-a-manual/

Então a primeira coisa que recomendo que se faça e aderir a grupos que dissertem sobre a comunicação digtal e privacidade digital. Há inúmeros pela internet, a partir dali você terá uma ideia melhor de como se comunicar de forma mais segura na internet e aprender essa arte. Como abordar pessoas que você acha que poderão se interessar em se juntar a você seja num projeto ou em alguma causa. Mas saiba, sempre, não há 100% de segurança na internet. Mas para não desencorajar você que está lendo este artigo, também digo que não podemos ter medo sempre de que algo aconteça. Saiba que um inicio de proposta sobre uma causa (dada as devidas medidas do que será dito, é óbvio) é algo que provavelmente não vai lhe render uma batida na sua casa. O que eu estou tentando expressar; é tome as devidas precauções e provavelmente tudo ficará bem.

Bom dito isto vamos a algo mais prático. Vamos dar os primeiro passos para você começar a dialogar com pessoas que você veja que possam ser individuos que venham a aderir so seu pleito. Antes de eu entrar em quesitos mais técnicos. Devo dizer que há projetos e projetos. Há projetos no qual eu não vejo a necessidade de serem realizados as escondidas, principalmente se organizados. O ideal para alguns desses é realmente a exposição. Feiras de Livros, Palestras, Piqueniques, Encontros etc. São em sua maioria eventos cujo a exposição é benéfica, além de ocupar espaços, mesmo que temporiariamente, a exposição ajuda na causa. Meu intento é ajudar aqueles que estão queredo realizar projetos de cunho mais sensível, ou que demanda uma certa segurança em ensconder certos elementos da organização dos mesmos. Para isso é necessário tomar certas medida de precaução, é as que se encontram aqui abaixo, se aplicam aqueles que são totalmente iniciantes e tem pouco contato com certos caminhos e aspectos já conhecidos de anarquistas.

No meu cenário eu digo que a pessoa está querendo propor uma ação, ideia e/ou projeto que demanda discrição e não quer essa ideia exposta, devida a sua natureza. Para tal eu vou tomar do principio que a pessoa possui um computador dual core, 165gh, com 2GB de Ram e 200GB de HD, é usuário de windows, tem um certo espaço para instalar alguns softwares e possui um celuar (seja qual for não fará muita diferença nesse cenário(exceto Windows Phone, não tenho referências para o sistema Windows Phone nesse cenário, é mais para Android, mas até onde vai meu conhecimento, serve para ambos Android e IOS), com espaço o suficiente para colocar um app de 75MB. Essas são as especificações mínimas e creio que a maioria deve ter algo próximo disso. Caso você só tenha um, ou o outro (computador ou celular somente) este cenário se aplica a você também. Também vou por nesse cenário que o Facebook e seus grupos de anarquismo será o local para encontrar essas pessoas.

A primeira coisa que você tem de fazer, como disse acima é entrar em comunidades que dissertam sobre a segurança (e obviamente anarquistas também) e tentar acompanhar, creio que após um mês você provavelmente terá conhecimento similar ao que estou colocando aqui ou, provavelmente, maior do qu estou colocando aqui. Leia o guia de segurança (disponível aqui). Organize o que você está querendo fazer. Idealizar um exercício de levantar possíveis problemas e maturar possíveis soluções ajudam muito. Pois bem, feito tudo isso começamos o trabalho.

suffer_from_capitalism

Dado que você compreende como funciona o seu projeto, provavelmente indica que você sabe falar sobre ele, e explicá-lo. Então a primeira coisa que você poderia realizar é expor os pontos no qual se baseia seu projeto. A ideia, longe de expo-lo, e postar certas conclusões que você tirou, sem expor que você tem um projeto para a problemática na qual você quer duelar.

O estado opressor (faz tal ação na cidade), aqui fica meu repúdio a essa injustiça.”

Isso que você fez acima se chama phishing (a moda anarquista kkk, pode chamar de recrutamento também (recrutamento aqui lê-se, pessoas de interesse comum no qual um dos indivuduos as chamam para realizar uma atividade em conjunto)). Há maneiras, mais criativas e que de preferências inclua mais informações. A ideia é ter não só pessoas que curtam sua postagem, mas que comentem e possa fomentar algum diálogo sobre o post que você colocou. Essas pessoas são as pessoas que podem estar interessadas em realizar algo, em atuar naquilo que você quer atuar, são seus possíveis companheiros de luta mais próximos.

O próximo passo é a abordagem. Aqui não é interessante falar logo de cara sobre seus planos, mas começar um diálogo, no messanger, livre sobre anarquismo, até o momento que se estabelece uma certa segurança entre as pessoas (duas ou mais). E agora é hora de você expor o projeto. Mas, é claro, que expor o projeto, mesmo que, dada a devida segurança de ip e outros, não vai adiantar. A informação está ligada, como disse anteriormente, a seu computador e o colega ao dele. Então uma forma de fazer isso é enviar essa informação através do Facebook de uma forma que o Facebook não possa visualizar.

Existe alguns métodos para se fazer isso. O que eu recomendo são dois:

1. Instalação do CryptoCat.

Para maiores detalhes veja esse link https://crypto.cat/help.html

https://crypto.cat/index.html

2. Usar o Privnote.

Para mais detalhes veja aqui https://privnote.com/#

https://privnote.com/info/about

Dos dois o Privnote é o mais simples. Pelo fato de sua simplicidade seguirei aqui pelo privnote. Saiba que os dois, são notados alguns problemas em termos de encriptação e segurança, mas até começar a organizar uma ambiente mais seguro, na minha opinião, por aqui você vai estar mais do que bem para começar. Afinal você precisa falar sobre o projeto e precisa ter alguma medida de segurança e o privnote provê isso de forma eficiente. Vejamos.

Quando você abrir a página principal do privnote ele vai te direcionar diretamente para uma página que parece um bloco de notas. E o privnote é exatamente isso. Ele é um bloco de notas, no qual você pode escrever o que você quiser. Após você escrever o que você quiser (tipo eu tenho um plano, projeto, sobre…., por favor me responda através do privnote link https://privnote.com/ (copie e cole no seu browser)) no lado inferior esquerdo terá um botão escrito “Create note” e o que vai acontecer é que o site vai gerar um link, onde quem você enviou a mensagem vai poder ler-la. Assim que aberta, lida a mensagem e fechado a página do link a mensagem se auto-destroi e, caso tente acessar o link de novo, te dará a informação de que a mensagem foi destruida. Não há meios, até então, de recuperar essa mensagem. E o link pode facilmente ser distribuido através do mensager do facebook que redireciona para a mensagem no site do privnote. Esse é um método, simples, eficaz e relativamente seguro para passar uma mensagem para alguém através do mensager do facebook.

**Cuidado! O privnote não impede que outras pessoas possam acessar o link que você enviou para seu colega. O que ele faz é codificar sua mensagem em um link e após lido (e fechado a mensagem) ele destroi seu conteúdo. Isso implica que se alguém, outo que seu colega, abrir o link, esta pessoa terá acesso a informação que você colocou na nota. Por tanto eu recomendo que esta seja uma fase preliminar onde você fala sobre o assunto, mas convida esta pessoas a tomar uma séria de outros passos para poder conversar ou trocar informações de forma mais segura. Outra coisa que também é bom ter em mente é que, caso tenha algo nesta informação que precise ser reutilizado, tais como links importantes etc; é bom copiar (parte) o conteúdo, pois depois que a janela da mensagem for fechada não há como recupera-la. Entraremos em forma de assegurar informações no seu computador entre outros mais a frente.

 

***Outra coisa boa de se ter em mente é nunca clicar em um link direto do Facebook (explicarei em outro post). O ideal é copiar o link e abrir outra guia para então abrir o link.

Agora você e seu(s) colega(s) deram o primeiro passo para começarem a debater sobre uma ideia em potencial, e mais importante, migrar para um ambiente seguro, onde essas ideias possam percorrer com um certo nível de segurança.

No próximo artigo, nós veremos como dar os primeiros passos para criar esse ambiente seguro de troca de informações com as especificações de hardware acima, você verá que não há nenhum grande segredo, e é bem fácil. Abaixo vai alguns links interessante para que você comece a aprender sobre o assunto.

Continuação -> Sabendo Navegar em Águas Tenebrosas.

Saúde e Anarquia!

Dúvidas, sugestões  –

calangonegro@riseup.net

Links:

URL desse post encurtada para compartilhamento.

https://wp.me/p9pmPh-1l

Cultura de Segurança. Um manual para ativistas.

https://we.riseup.net/assets/147006/cultura-de-seguranca.pdf

 

Manual de Segurança para ativistas

http://ceivar.org/nova/images/stories/ceivar/documentos/manual_seguranca_ativistas.pdf

Deep Web Brasil

https://www.facebook.com/deepwebbrasiloficial/

CPDSI (Telegram)

https://t.me/cpdsi

Latest Hacking News

https://latesthackingnews.com/

Site de Procura que não lhe rastreia

https://duckduckgo.com/

Reddit (tem muita coisa aqui sobre o assunto)

https://www.reddit.com/search?q=Internet+security

Internet Security community

https://www.facebook.com/InternetSecurities/?ref=br_rs

Cyber Network security

https://www.facebook.com/cybernetworks3curityofficial/

Computer Network and Security

https://www.facebook.com/compnetandsec/?ref=br_rs

This entry was posted in Anarquismo and tagged . Bookmark the permalink.